Prefeitura de Araquari realiza aplicação de inseticida para combater mosquito da dengue
Data de Publicação: 30 de abril de 2025 10:19:00
Prefeitura de Araquari realiza aplicação de inseticida para combater mosquito da dengue
A Prefeitura de Araquari realizou a aplicação de inseticida para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika ou chikungunya.
A ação foi realizada em algumas ruas da região Central, na ocupação conhecida como Jardim das Oliveiras.
A orientação para a comunidade é para que abram as casas para que o produto possa entrar.
A ação consiste na emissão de um produto chamado de Cielo-ULV, utilizando uma bomba costal. As doses são baixas e eliminam a maior parte dos mosquitos adultos. O produto não apresenta perigo para a saúde das pessoas, a única orientação é em relação às abelhas, pássaros e animais pequenos.
As abelhas devem ser trancadas nas colmeias (caixas), já os pássaros que estiverem em gaiolas, devem ser colocados em um ambiente fechado e protegido, como banheiro, por exemplo, pelo período de duas horas a partir da aplicação. Na próxima semana, uma nova aplicação vai acontecer, com data a ser definida. Em caso de chuva, a ação pode ser cancelada.
A aplicação do produto no local, aconteceu devido a quantidade de casos positivos para dengue na região, foram 21 casos confirmados de dengue e 1 caso de chikungunya. Os registros aconteceram entre 12/01 a 20/04.
Do início do ano até agora, a Vigilância Epidemiológica de Araquari registrou 917 notificações de suspeita de dengue, destas, 93 foram confirmadas, 745 descartadas e 79 permanecem em investigação.