Balneário Piçarras realiza dia D de vacinação no próximo sábado (10/05)
Data de Publicação: 1 de maio de 2025 06:36:00
Balneário Piçarras realiza dia D de vacinação no próximo sábado (10/05)
As vacinas estarão disponíveis em todas as UBS’s, das 08h às 17h, sem necessidade de agendamento
A Prefeitura de Balneário Piçarras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (10/05), o Dia D de vacinação contra a influenza (gripe), aderindo a campanha nacional do Ministério da Saúde. As vacinas estarão disponíveis em todas as UBS’s, das 08h às 17h, sem necessidade de agendamento, para os grupos prioritários (confira no fim da matéria).
O foco será a vacinação contra a gripe, mas também estarão disponíveis outras vacinas de rotina. A vacina contra a gripe de 2025 conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B, contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
O Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, destaca a importância do dia D. “Proporcionar o mutirão no sábado é muito importante para que as pessoas que trabalham dia de semana possam garantir a imunização também. A vacina é segura e evita óbitos”, frisa.
A partir do dia 11 de maio, a vacina será liberada para toda a população - enquanto houver doses disponíveis.
GRUPOS PRIORITÁRIOS:
Para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por: Trabalhadores da Saúde; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade E População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).